terça-feira, 20 de março de 2012

O ensino de ciências merece ser articulado às atividades linguísticas.



O ensino de ciências merece ser articulado às atividades linguísticas. 

O desenvolvimento de trabalhos em forma de projetos oferecem maiores possibilidades de avanços na aprendizagem 

 Exemplos de como isso poderia ser viabilizado na prática pedagógica  



          De acordo com muitas proposta de estudos, somadas às vivências e experiências no meio educacional, analiso a articulação  das atividades linguísticas ao ensino de ciências, como estratégia indispensável  a fim de consolidar, completar e, até mesmo, ampliar possibilidades de desenvolvimento das atividades voltadas para a área de  conhecimento em questão; pois as situações de aprendizagem de ciências, muitas vezes, com o intuito de facilitar a compreensão dos alunos e com as atenções centradas na prática, recaem constantemente no senso comum, por deixarem de se ancorar em resultados de importantes pesquisas científicas, cuja possibilidade de existência de melhores interpretações e compreensão   se dão graças à ênfase no letramento científico.
      Os alunos devem ser ensinados a argumentar, registrar seus argumentos, realizar acompanhamentos, levantar hipóteses e documentar o processo de pesquisa e observação, além de comentar e avaliar os resultados e reflexões sobre a inexistência de verdades absolutas. 
Para tanto, o professor deve conduzir as situações de aprendizagem, consciente de que o aluno não chega de maneira aleatória a essas conclusões.
Portanto há necessidade de uma intencional ação mediadora por parte dos docentes, os quais deverão agir cônscios de que  jamais deverá ser descartada a necessidade de disposição para impulsionar, acompanhar e coordenar o andamento do projeto, instigando os alunos a buscarem conhecimentos, a interagirem e compartilharem ações, visando compreender, pesquisando e refletindo, interpretando e fazendo as devidas seleções para decidir ou conceber determinada conclusão. 
          O desenvolvimento de trabalhos em forma de projetos oferecem maiores possibilidades de avanços na aprendizagem, pelo fato de colocarem os alunos na posição de protagonistas. Lembrando também que segundo as orientações da Proposta Curricular, o ato de fazer uso da linguagem para compreender princípios científicos é uma forma de protagonizar.As habilidades citadas, requeridas para o sucesso nas atividades, são conseqüências de uma indubitável capacidade de comunicação, condição sinequanon para o sucesso do aluno. Para que haja uma articulação com as atividades linguísticas de maneira eficaz, é indispensável a integração dos docentes da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias com docentes das áreas de Linguagens e Códigos e demais áreas, sem desconsiderar a importância de um sistemático planejamento como condição favorável ao desenvolvimento do trabalho docente, objetivando introduzir e conduzir o aluno ao mundo investigativo, crítico e de inquietante  busca de conhecimentos para que se possa contar com uma visão mais ampla e maior capacidade de reflexão, coesão para a organização do pensamento e elaboração de conceitos.
       De posse da concepção supra citada,  acerca dos procedimentos, tanto docentes quanto discentes, fica justificada a necessidade da articulação de atividades linguísticas ao ensino ciências, como parte integrante do conjunto de recursos que o estruturam e abrigam o conjunto de ações que compõem a prática pedagógica adequada. Justificativas à parte, há tempos, é sabido que as atividades linguístas perpassam todas as áreas do conhecimento.

Um abraço! Espero ter conseguido fazer essa exposição a contento.
Olinda tímido

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Bjs
Olinda