sábado, 5 de março de 2011

Minhas recordações





Minhas recordações sobre escola
Meu primeiro dia de aula foi emocionante. Antes deste dia eu já havia sido preparada, psicologicamente, por minha mãe que me incentivava dando algumas dicas de como seria freqüentar a escola. Mas foi a questão do uniforme e os materiais que mais me entusiasmaram, eu achava lindo usar aqueles tipos de uniformes e gostava de utilizar materiais, principalmente da cartilha. Eu adorava utilizar a cartilha. A minha primeira cartilha foi um presente de um primo de meu pai, e esta me foi apresentada sem que eu esperasse. Eu estava brincando quando fui chamada e foi-me entregue o presente. Isso foi o marco, o início de minha vida escolar.
A princípio eu não tive nem idéia de que o importante era a alfabetização e não me lembro muito de lições extremamente importantes. O que mais me encantava era o fato de, de repente, ter tanta companhia para brincar e conversar, interagir. Nunca me esqueço de que já no primeiro dia fiquei admirada ao conhecer tantas crianças, todas tão dispostas a brincar e também com as mesmas atividades e lições, dúvidas, acertos ...
As brincadeiras e amizades eram muito especiais por serem sem cobrança alguma, pura diversão.
Quando eu retornava das aulas meu pai costumava tomar a tabuada e minha mãe sempre apresentava algo para eu ler, mas era sempre facilitado. Mas eu descobri que eu lia quando li umas frases e minha mãe apenas corrigiu a entonação. Lembro-me que nessa frase havia a palavra Maringá e eu pronunciei Maringa. Eu me lembro também de quando me deparei, pela primeira vez com a palavra 'muito' e fiquei confusa, pois a grafia não condiz com a fonética. Tive dificuldade com o som de /z/; toda vez que eu escrevia uma palavra com som de /z/, eu a grafava coma letra 'z' em vez de 's' inconscientemente. Isso foi o maior problema em Português.
Lembro-me também que antes de entrar na escola, eu tinha uma amiguinha que sempre lia gibis para mim e me deixava ansiosa pelas continuações das historinhas em quadrinho. Era espetacular e por isso eu as havia guardado(as revistas em quadrinhos, da Disney) e quando fui lê-las, qual foi a minha surpresa??? As histórias não eram nada daquilo que minha amiguinha contara!
Mas isso não atrapalhou em nada. Eu adorava ler gibis, lia até andando de bicicleta, e trocava com outros leitores também, a fim de sempre ler histórias diferentes. Era o meu passatempo predileto, sem dúvida.
Logo após eu ter começado a estudar minha irmã também começou. Foi muito bom ter sua companhia, mesmo já tendo a companhia de outros alunos e primas. Ela, tanto quanto a mim, adorava brincar todas as brincadeiras da época e de jogar todos os jogos. Nós éramos parceiras nos jogos e brincadeiras diversas. Eu nunca me esqueço do quanto éramos participativas nas atividades existentes, aproveitando todas as oportunidades. Pena que após o primário, fomos separadas. Cada uma de nós foi para uma escola diferente!
Na época em que eu comecei a estudar, no ensino fundamental, o qual era chamado de primário e a unidade escolar de grupo escolar, as provas eram marcada com antecedência. Sempre que eram marcadas as provas, minha mãe ficava animada e sempre prometia e realmente presenteava-nos com roupas novas e muito lindas toda vez que havia prova. Agora vejo que era por isso que não nos aborrecíamos por termos de fazer provas; pois era a alegria de ganhar roupas novas e bonitas que contagiava a nossa atmosfera. Mas dava sempre certo, nós sempre estudávamos para as provas e conseguíamos boas notas.
Quando entrei para o 'ginásio', como era chamado o ensino fundamental II, gostei muito. Adorei estudar Inglês! Eu logo descobri que o Inglês na escola era bem fraco, mas esse fato não foi capaz de me fazer gostar menos. Eu gostava, em segundo lugar, de Educação Artística, em seguida de História e Biologia.
Talvez eu tenha gostado de Biologia por ter começado a trabalhar e me deparado com a mesma na prática.
No Ensino Médio não me deparei com muitas novidades. Eu gostava de ler livros, romances, mas eu percebi que os professores não solicitavam esse tipo de atividade. Mas eu me lembro que eu comprei e li, fiz o resumo do primeiro livro que li no ensino médio: O cortiço de Aluízio de Azevedo. Só hoje é que sei o porquê do olhar de espanto do professor ao receber o resumo. A obra deve ser lida na segunda e não na primeira série mas, é claro que o professor não comentou nada.
Quando entrei na faculdade de Letras, achei que eu não sabia nada de Inglês e isso me incomodou muito. Fiz vários cursinhos de Inglês, mas até hoje me aborreço quando me avalio. Mesmo tendo eu sido aprovada no concurso que me efetivou na rede estadual e tendo sido aprovada também na prova de proficiência para o Mestrado, sei que eu deveria ser melhor nessa disciplina, que eu deveria ter progredido mais. Mas acho que é uma questão de dificuldade de praticar e de falta de oportunidade de viajar e passar algum tempo em países, cuja língua utilizada seja o Inglês. Acho que vou ter de conviver com essa frustração e pronto!
Os meus professores eram calmos e compreensivos, de modo geral. Não me lembro muito bem de suas estratégias, mas as aulas de Matemática eram, quase sempre, enfadonhas, cheias de repetições e difíceis de compreender e de descobrir para que serviam.
Mas eu nunca me esquecerei do dia da formatura do curso de Letras. Foi um dos dias mais maravilhosos e importantes para mim. Nesse dia eu nem consegui dormir, meus olhos não fechavam e fiquei aquela noite toda acordada, pensando em tudo.

Escrito por mim: Olinda A Antunes Okada

3 comentários:

  1. Muiiiiiiiito bommmmmmmm!
    Você me fez rir e chorar com essas recordações. Que saudade!!!

    ResponderExcluir
  2. que maravilha Olinda, eu também me lembro claramente do meu primerio dia de escola, a noite anterior eu mal consegui dormir ansiosa para ir para a escola, eu estudei em colégio de freiras até me formar no ginásio, o ensino era puxado, as freiras rígidas, mas eu adorava ir a escola, minha primeira professora se chamava Clotilde, ela foi a minha professora do pré e do primeiro ano primário, logo no primeiro dia eu senti que iria gostar de estudar....beijos e parabéns por este lindo e interessante blog

    ResponderExcluir

Vou ler com carinho o seu comentário.
Bjs
Olinda