sábado, 5 de março de 2011

Os "cantinhos" de Freinet


Célestin Freinet
Célestín Freinet nasceu em 1896 em Gars, um vilarejo ao sul da França, o professor primário não chegou a concluir seus estudos na Escola Normal de Nice. Com o início da 1a Guerra, alistou-se e participou dos combates. Em 1920, iniciou a carreira docente, construindo os princípios de sua prática. A educação, a seu ver, deveria proporcionar ao aluno a realização de um trabalho real. Faleceu em 1966.
· OS CANTOS DE FREINET
Algumas simples idéias sobre Cantos:
Uma das maneiras menos complicadas de pôr em prática essa estratégia é, de preferência pelo menos duas vezes por semana, preparar materiais: recortes, desenhos, colagens, jogos, painéis, recortes de números, alfabetos(principalmente para os casos de alunos não alfabetizados), argila, massinhas, revistas usadas, jornais, lápis de cor, papel pardo dentre outros materiais disponíveis na unidade escolar e de acordo com um diagnóstico da aprendizagem do aluno, o qual também pode revelar seu campo de interesse. Esses materiais poderão ser disponibilizados de forma atrativa, em espaços criados através de mesas feitas por carteiras agrupadas, por exemplo, formando diversos cantos, os quais se diferem nas temáticas.
A idéia de painéis também é uma importante estratégia que compõe o 'cantinho'; pois oportuniza interatividade e participação colaborativa, além da experiência de expor as produções a alunos que têm dificuldades, até mesmo de comportamento, que os impeçam de avançar no aprendizado.
Mas, não se esqueçam de que toda atividade deve ser bem planejada e devidamente preparada, bem como avaliados, posteriormente, os resultados. A avaliação pode ser realizada também com objetivos de ajustes e regulação de atividades, conteúdos e estratégias.
A proposta freinetiana é por si só um convite para comunicação, trabalho e produção criativa.
Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ler com carinho o seu comentário.
Bjs
Olinda