domingo, 25 de março de 2012

O USO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA - Por Edla Ramos

O USO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA - Por Edla Ramos




"Elas podem ajudar a definir os currículos (seus conteúdos, objetivos e métodos); a definir a orientação da prática pedagógica; os tipos de software educacional que devemos usar; a formação dos professores, a organização da distribuição e
uso dos recursos computacionais etc. Enfim, elas podem ajudar a definir como o nosso
dia-a-dia na escola deverá ser reorganizado.
Mas, finalizando, precisamos considerar que o computador é também uma importante ferramenta pedagógica que pode ajudar a desenvolver o raciocínio das pessoas. Na
verdade, acreditamos que a incorporação da tecnologia ao processo educativo cria uma
oportunidade ímpar para a estruturação e implantação de novos cenários pedagógicos.
Sabemos que o nível de interatividade dessa ferramenta tem potencial para produzir novas e riquíssimas situações de aprendizagem. Pelo seu potencial pedagógico, podem
também ser espaço da cointegração entre disciplinas. E, por isso tudo, podem contribuir
para a valorização dos educadores e para o seu reencantamento pelo ato de educar. Além
disso, frente a essa interatividade, as debilidades da educação baseadas na transmissão,
no treino e na memória ficam tão evidentes que é difícil não percebê-las.
Piaget já nos falava que a aceitação de erros é fundamental para a construção significativa e verdadeira do conhecimento. Sem errar não se chega ao conhecimento. É preciso
experimentar, tentar e tentar de novo. Então o professor que vai fazer o uso de novas tecnologias de um modo proveitoso precisa perder o medo de experimentar junto com seus
alunos, precisa negar o verticalismo da sua relação com eles buscando mais confiança e
companheirismo. Ninguém está aqui anunciando o fim da autoridade do professor, mas
sim o abandono do autoritarismo que está intrínseco ao ensino das soluções prontas e
acabadas, adotadas sem crítica nem compreensão. Nem estamos advogando que tudo
precise ser reinventado, pois há muitas soluções excelentes para muitos problemas. Não
estamos também negando a importância do treino e dos exercícios de repetição no aprendizado. Estamos sim negando o seu uso acrítico e alienado. Acreditamos que a aprendizagem significativa e crítica que queremos ver implementadas com as novas tecnologias
pressupõem o coletivo, a cooperação entre pessoas e disciplinas e o diálogo franco e livre."

Edla Ramos

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Bjs
Olinda