Tecnologia e Didática
O acesso às tecnologias de informação e comunicação (TICs), exercem um papel transformador na aprendizagem dos alunos,facilitando o trabalho de motivação do professor, com relação à expectativa de aprendizagem voltada para‘o despertar’do aluno pesquisador. A internet como ferramenta depesquisa, informação, o uso da multimídia, dos atrativos gráficos e sonoros, cada vez mais influenciam os aprendentes, levando-os a se desenvolverem intelectualmente e também a avançarem no processo de aprendizagem. Deacordo com a teoria de aprendizagem subjacente, o professor deve atuar como mediador do conhecimento, direcionando, situando os educandos rumo aos propósitos previamente determinados. Os recursos tecnológicos devem ser concebidos como coadjuvantes no processo de ensino e aprendizagem. OBS.: Ainda vou postar uma situação de aprendizagem de acordo com a solicitação.
Continuação/concluindo a ideia socializada anteriormente:
Na Teoria de Aprendizagem Subjacente, tal como na teoria baseada no PBL(Problem-Based-Learning), a responsabilidade da aprendizagem é transferida do professor para o estudante. O aluno deixa de ser um elemento passivo, para assumir uma posição de protagonista, ou seja, o aluno passa a ser o gerador de conhecimento, de forma ativa, através das buscas necessárias em prol da resolução de determinado problema. O professor, neste sistema exerce o papel de de mediador da prendizagem, apresentando o problema a ser resolvido e posicionando-se como orientador das atividades e direcionamentos dos trabalhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vou ler com carinho o seu comentário.
Bjs
Olinda