domingo, 25 de março de 2012

Tecnologia e Didática

    Atividade socializada em fórum: 


   Tecnologia e Didática

 O acesso às tecnologias de informação e comunicação (TICs), exercem um papel transformador na aprendizagem dos alunos,facilitando o trabalho de motivação do professor, com relação à expectativa de aprendizagem voltada para‘o despertar’do aluno pesquisador. A internet como ferramenta depesquisa,  informação, o uso da multimídia, dos atrativos gráficos e sonoros, cada vez mais influenciam os aprendentes, levando-os a se desenvolverem       intelectualmente e também a avançarem no processo de aprendizagem. Deacordo com a teoria de aprendizagem subjacente, o professor deve atuar como mediador do conhecimento, direcionando, situando os educandos rumo aos propósitos previamente determinados. Os recursos tecnológicos devem ser concebidos como coadjuvantes no processo de ensino e aprendizagem. OBS.: Ainda vou postar uma situação de aprendizagem de acordo com a solicitação. 

Abraços 

_______________________________________________________________
          Continuação/concluindo a ideia socializada anteriormente: 
          Na Teoria de Aprendizagem Subjacente, tal como na teoria   baseada no PBL(Problem-Based-Learning), a responsabilidade da aprendizagem é transferida do professor para o estudante. O aluno deixa  de ser um elemento passivo, para assumir uma posição de protagonista, ou seja, o aluno passa a ser o gerador de conhecimento, de forma ativa, através das buscas necessárias em prol da resolução de determinado problema. O professor, neste sistema exerce o papel de de mediador da prendizagem, apresentando o problema a ser resolvido e posicionando-se como orientador das  atividades e direcionamentos dos trabalhos.  


                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ler com carinho o seu comentário.
Bjs
Olinda