Planejamento e
Avaliação na escola
Avaliar é uma tarefa
docente imprescindível para que seja direcionado o trabalho didático e
pedagógico, de forma que sejam propiciadas as boas situações de
aprendizagem, bem como as adequadas intervenções pedagógicas.
O Planejamento e a
Avaliação na escola são atividades inerentes, ambas são de de grande importância
e requerem formação e reflexão dos docentes sobre suas práticas, para que haja possibilidade de acompanhamento
dos progressos e direcionamento dos trabalhos didático-pedagógicos.
É importante que se
tenha claro que planejar e avaliar não é apenas definir o que os alunos vão
estudar para se poder dar nota ou não,
determinando o mérito dos alunos, sob pena de ou substimada, até mesmo, caminhar rumo à exclusão, conforme histórico educacional bastante conhecido e comentado nos dias atuais. Mas, a grande meta é instigar o aluno a aprender a aprender e, com base nisto, fica clara a importância de se priorizar a análise minuciosa do diagnóstico dos conhecimentos dos alunos, para se identificar os pontos de partida e, a partir destes, desenvolver um trabalho pedagógico bem direcionado.
O objetivo do ‘planejar’
e ‘avaliar’ jamais deve ser desvirtuado ou subestimado. Sendo assim, não podemos nos esquecer
de que avaliamos e planejamos com uma única finalidade: a de que os alunos aprendam.
Outrora, o eixo principal, no âmbito didático e pedagógico era o ensino, mas de acordo com a atual proposta pedagógica, o eixo não mais é o ensino mas, sim, a APRENDIZAGEM. Isso muda tudo, pois de acordo com uma Proposta Pedagógica centrada no ensino, a preocupação dos docentes é voltada para o conteúdo a ser ensinado, prioridade esta, que muitas vezes amparava certas falas, tais como: "Eu ensinei. Fiz a minha parte. Se o aluno não aprendeu..." Estas falas, dentro de uma visão conteudista, só encontra amparo graças a uma proposta centrada no ensino. De acordo com uma proposta cujo eixo é a aprendizagem, se não houve aprendizagem, certamente não houve ensino.
Outrora, o eixo principal, no âmbito didático e pedagógico era o ensino, mas de acordo com a atual proposta pedagógica, o eixo não mais é o ensino mas, sim, a APRENDIZAGEM. Isso muda tudo, pois de acordo com uma Proposta Pedagógica centrada no ensino, a preocupação dos docentes é voltada para o conteúdo a ser ensinado, prioridade esta, que muitas vezes amparava certas falas, tais como: "Eu ensinei. Fiz a minha parte. Se o aluno não aprendeu..." Estas falas, dentro de uma visão conteudista, só encontra amparo graças a uma proposta centrada no ensino. De acordo com uma proposta cujo eixo é a aprendizagem, se não houve aprendizagem, certamente não houve ensino.
Na hora de planejar devemos levar em consideração muitos resultados obtidos, mudanças, ocorrências
significativas. Tudo isso é importante, mas jamais podemos descartar os dados levantados na avaliação diagnóstica, pois somente assim, poderemos realizar um sério acompanhamento dos desempenhos e necessidades de intervenções. As Avalições do SARESP e ENEM, bem como as Avaliações Diagnósticas influenciam as tomadas
de decisões no âmbito didático e pedagógico, levando as escolas a refletirem
sobre seu processo de ensino-aprendizagem, na organização e reorganização do
Projeto Polítco Pedagógico, tendo em vista a importância de estarmos certos de que toda
mudança e avanço demanda tomada de consciência.
As avaliações internas
e externas na escola são importantes, principalmente, para direcionar as ações e
aprimorar ou adotar estratégias adequadas, buscando formas possíveis de intervenções nas práticas, visando à construção de um projeto que, realmente, conduza à melhoria
nos processos de ensino do professor e de aprendizagem dos alunos.
As avaliações externas
(provas), as quais nos parecem ser tão enigmáticas, devem ser compreendidas como
mais um instrumento de avaliação a serviço da unidade escolar e de acordo com
o grande objetivo em busca da concretização da aprendizagem. Todos os atores envolvidos
na educação escolar, deverão contextualizar os resultados, transformando-os em
ações em busca de melhorias e avanços no processo de ensino e de aprendizagem.
Segundo os dados
apresentados pelo SARESP(Dentro de um prisma global), recentemente, houve uma evolução positiva,
evidenciando que um número maior de alunos aprendeu mais nas séries e
disciplinas avaliadas.
Mas, atenção: esta é uma afirmação de acordo com resultados globais, okay?!
Abraços
\0/
Olinda
Mas, atenção: esta é uma afirmação de acordo com resultados globais, okay?!
Abraços
\0/
Olinda
Sem dúvida, os dois elementos andam juntos. Mesmo que não se deva pensar em ensinar visando à avaliação, a perspectiva de ser avaliado, de algiuma forma, torna aprendizes e professores mais focados no processo de ensino e aprendizagem.
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