sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Reflexão sobre Avaliação - dimensões éticas e políticas


 Politicamente, há uma associação da ‘função avaliação’ às reformas gerencialistas do Estado, com ênfase nos resultados para fins de provisões administrativas e econômicas. Esse procedimento ocorre de maneira inversa: em vez da avaliação realizada na escola  apontar as necessidades de intervenções e indicar os caminhos para que o Estado possa avaliar e tomar providências, o Estado é quem avalia por intermédio das Avaliações Externas com a finalidade de extrair indicadores a serem utilizados para as supramencionadas  finalidades, quando deveria sim, ser considerado o fato de que através da avaliação se é possível refletir sobre os resultados e situações reais, para se prover recursos e posteriormente a estes poder avaliar para identificar os erros, acertos e necessidades de adequações e redirecionamento de investimentos.
 Evidentemente, ao ponderarmos sobre a forma como Avaliação Externa tem sido realizada, sem considerar as peculiaridades de cada comunidade, as diferentes realidades socioculturais, podemos identificar, sem sombra de dúvida, a visão reducionista de avaliação impressa no procedimento adotado pelo Estado.

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Bjs
Olinda