quarta-feira, 27 de julho de 2011

MODELO: PLANO DE ENSINO ANUAL



E.E. ------------------------------------- – Diretoria Regional de Ensino: -----------
PLANO DE ENSINO ANUAL
Disciplina:
Professor(a):
Ensino: ( ) FUNDAMENTAL II ( ) MÉDIO
Período: ( ) MANHÃ ( ) TARDE ( ) NOITE

Observações: Tomando como ponto de partida a escola pública como pólo de alta concentração populacional e como caráter formativo e educativo temos algumas indagações desafiadoras para nortear nossos trabalhos ao longo do ano letivo de 2011:
- Quais metas que desejamos atingir em relação a qualidade dos serviços prestados em nossa escola?
- Quais as ações que serão tomadas para que os objetivos sejam atingidos?

OBJETIVOS DA PROPOSTA ELENCADA PELOS PROFESSORES NO PLANEJAMENTO 2011:
- Comprometimento dos docentes
- Comprometimento dos discentes
- Diminuir o tempo ocioso
- Olhar diferenciado para EF/EM
- Alfabetização
- Trazer a família na escola (Reuniões de pais e eventos)
- Conscientização para o ENEM / Vestibular
- Trabalho interdisciplinar diferenciado
- Grupos responsáveis por ciclo (2 em 2 anos) pensando nos conteúdos / habilidades
- Conciliar reforço / aula
- Uso dos demais ambientes da U. E.
- Sala Ambiente
- Passeios culturais
- Diminuir o índice de evasão
- Melhorar índice de aprendizagem / SARESP
- Aprimorar a relação Aluno/ Professor
- Orientação de como trabalhar com os alunos de inclusão
- Jornal da Escola
- Sala de Leitura

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA: Promover o interesse e consequentemente a fruição estética pela leitura, desenvolvendo e capacitando nossos alunos para a formação de cidadãos críticos, atuante do senso comum na sociedade contemporânea, desenvolvendo habilidades e competências para digerir os gêneros discursivos(orais) e textuais (escritos), bem como sua diferenciação para estabelecer comunicação.

CONTEÚDOS
SÉRIE: 8ª Série – Ensino Fundamental
1º Bimestre
Leitura, produção e escuta de textos argumentativos e expositivos em diferentes situações de aprendizagem

Interpretação de textos literários e não literários

Gênero Textual e Tipologia textual
Discussão de problemas sociais controversos
Resenha
Artigo de opinião
Letras musicas
Charges
Campanhas publicitárias

Através de: Leitura em voz alta, Inferências, Coerência, paragrafação, etapas de elaboração e revisão da escrita (estrutura de redação), elaboração de fichas, apresentação oral e rodas de conversas.

2º Bimestre

Leitura, produção e escuta de artigos de opinião, carta ao leitor e outros gêneros em diferentes situações de comunicação

Discurso de defesa
Carta ao leitor
Carta de reclamação
Carta argumentativa
Crônica argumentativa

Através de: Formulação de hipóteses, inferência, interpretação de textos literários e não-literários, informatividade, etapas de elaboração e revisão da escrita, rodas de conversas

3º Bimestre

Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros argumentativos e expositivos, articulados a projeto político.

Noticia expositiva
Entrevista
Jornal

Através de: Formulação de hipóteses, inferência, fruição, situcionalidade, leitura dramática, leitura em voz alta, coerência e coesão, informatividade, leitura oral ( ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa), etapas de elaboração e revisão da escrita, paragrafação.



4º Bimestre

Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros argumentativos e expositivos, articulados a projeto político.

Artigo de divulgação
Textos explicativos
Sinopse
Resumos

Através de: Formulação de hipóteses, inferência, fruição, situcionalidade, leitura dramática, leitura em voz alta, coerência e coesão, informatividade, leitura oral ( ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa), etapas de elaboração e revisão da escrita, paragrafação.

COMPETÊNCIAS: ( x) leitura (x ) escrita ( ) cálculo

HABILIDADES :
Ler e interpretar textos expositivos e argumentativos.
Analisar textos argumentativos, identificando tipos de texto de opinião, reformulando idéias, apresentando novos argumentos e exemplos
Debater oralmente sobre temas variados, selecionando argumentos coerentes para a defesa de um dado ponto de vista
Analisar imagens do ponto de vista de seu caráter político
Produção de resenhas, sinopses, resumos, utilizando conhecimentos adquiridos sobre textos argumentativos
Analisar temas diversos, selecionando argumentos que justifiquem ponto de vista divergentes
Compreender, identificar e utilizar os mecanismos de coerência e coesão no texto
Fruir esteticamente objetos culturais
Criar hipóteses de sentido a partir de informações encontradas no texto
Identificar e reconhecer a produção de um texto como processo de etapas de reelaborarão
Construir opinião critica a partir de informações e análises apresentadas
Analisar imagens sob o ponto de vista de seu caráter político e social

ESTRATÉGIAS UTILIZADAS: Leituras de textos, livros, resenhas, resumo, produções textuais, conceitos de gêneros, discursivos e textuais, práticas orais em grupo, atividades individuais e ou em grupo, pesquisas, rodas de conversas.

RECUPERAÇÃO CONTÍNUA (Ações a serem desenvolvidas):

1º bimestre – revisão dos conteúdos, diagnóstico das dificuldades, pesquisas, exercícios, auto-correção auxiliada pelo professor, novos trabalhos.

2º bimestre – revisão dos conteúdos, diagnóstico das dificuldades, pesquisas, exercícios, auto-correção auxiliada pelo professor, novos trabalhos.

3º bimestre – revisão dos conteúdos, diagnóstico das dificuldades, pesquisas, exercícios, auto-correção auxiliada pelo professor, novos trabalhos.

4º bimestre – revisão dos conteúdos, diagnóstico das dificuldades, pesquisas, exercícios, auto-correção auxiliada pelo professor, novos trabalhos.

RECURSOS: Textos impressos, escritos (livros didáticos) e digitais, atividades e produções textuais, lousa, filmes, poemas, contos, musicas, cartazes, sala de leitura e sala de informática, entre outros.

AVALIAÇÃO: Será processual e contínua. Paralela havendo necessidade de promover a equidade do discente.


São Paulo, de de 2011.



Professores da disciplina:






____________________________ ____________________________
Professor Coordenador Diretor de escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ler com carinho o seu comentário.
Bjs
Olinda