terça-feira, 26 de julho de 2011

Reflexão sobre os princípios cartesianos na Educação







É fato, que o ensino estruturado dentro uma visão disciplinar não contempla as expectativas de uma sociedade contemporânea marcada pela diversidade cultural, que requer desenvolvimento de competências e habilidades necessária para o exercício pleno de sua cidadania, aquisição de conhecimentos significativos como instrumento de inserção num patamar mais elevado que possa minimizar as evidentes desigualdades sociais.
De acordo com a estrutura organizacional dos conhecimentos a serem ensinados, a possibilidade de atribuir significado aos objetos de estudo compreendidos e interpretados não fora prevista. O resultado desta estrutura se traduz em desinteresse, como causador dos entraves dos avanços na aprendizagem. A interdisciplinaridade promove a articulação de diferentes temas disciplinares, cujas características consistem em se distanciar da realidade cotidiana e por finalizarem-se em si mesmas, fechadas, permanecendo isoladas e desarticuladas de significado imediato. Através da articulação promovida interdisciplinaridade, o aprendizado ganha significado, graças à compreensão e possibilidade de se relacionar ao contexto real, em consonância com os interesses, culturas e vivências contemporâneas.
A Transversalidade contribui para que os saberes necessários para o desenvolvimento do indivíduo, articulando temas da atualidade, cuja importância de sua problematização seja indispensável para o pleno desenvolvimento da cidadania, através de ações formativas que visam à melhoria da humanidade em geral. Na verdade, os temas disciplinares são importantes, mas devem ser aproximados dos relevantes temas significativos e condizentes com os interesses e necessidades atuais.
A transversalidade consiste em fazer com que temáticas, cujas necessidades de esclarecimentos sejam indispensáveis perpassem por todos os campos disciplinares, de maneira que todos os estudantes sejam contemplados com os benefícios proporcionados por determinados conhecimentos.
Reflexão escrita por Olinda A Antunes Okada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ler com carinho o seu comentário.
Bjs
Olinda