terça-feira, 1 de janeiro de 2013

PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO ESCOLAR


Planejamento e Avaliação

Avaliar é uma tarefa docente imprescindível, para que seja direcionado o trabalho didático e pedagógico, de maneira que seja adequadamente propiciadas boas situações de aprendizagem, bem como as devidas intervenções pedagógicas.  
Dentre os importantes instrumentos utilizados para avaliar, pode-se considerar a prova SARESP, por exemplo, a qual influencia as tomadas de decisões no âmbito didático e pedagógico, levando as escolas a refletirem sobre seu processo de ensino-aprendizagem, na organização e reorganização do Projeto Político Pedagógico, tendo em vista a importância de se manter atento ao fato de que toda mudança e avanço demanda tomada de consciência.
As avaliações internas e externas na escola são importantes, principalmente para direcionar as ações e aprimorar ou adotar estratégias adequadas, buscando formas possíveis de intervenção nas práticas, visando à construção de um projeto que conduza à melhoria nos processos de ensino do professor e de aprendizagem dos alunos.
As avaliações externas (provas), devem ser compreendidas com mais um instrumento de avaliação, a serviço da unidade escolar. Todos os atores envolvidos na educação escolar, deverão contextualizar os resultados, transformando-os em ações em busca de melhorias do processo de ensino e de aprendizagem.
Segundo os dados apresentados pelo SARESP, recentemente, houve uma evolução positiva, evidenciando que um número maior de alunos aprendeu mais nas séries e disciplinas avaliadas.
Abraços
Feliz 2013 a todos
Olinda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ler com carinho o seu comentário.
Bjs
Olinda