terça-feira, 29 de janeiro de 2013

ATIVIDADES/ANOS INICIAIS - SUGESTÃO SEE



2013 chegou e 
é hora de focar na aprendizagem de nossos alunos.
É hora de atentarmos 
para as orientações que nos contemplam:



 Acolhimento dos alunos

"O início do ano letivo é um marco na vida escolar dos alunos, portanto, é necessário considerar algumas características específicas para essa faixa etária, tais como idade e familiaridade com o ambiente escolar. Cabe ressaltar que, em sala de aula, os professores de todos os anos poderão propor rodas de conversas com os alunos, a fim de possibilitar a apresentação do grupo, o estabelecimento de vínculos, combinados e leitura em voz alta, feita pelo professor, dando início à exploração do acervo literário do Programa Ler e Escrever. Uma visita aos ambientes escolares com a finalidade de reconhecimento e localização dos espaços a serem utilizados pelos alunos também é aconselhável.


 Acolhimento específico dos alunos do 1º ano

Considerando as especificidades dos alunos do primeiro ano e as necessidades de aprendizagens, neste documento há algumas sugestões de atividades para os primeiros dias de aula. Cabe lembrar que muitas dessas atividades devem ser desenvolvidas diariamente no decorrer do ano letivo.
No momento em que as crianças chegarem, deverão ser recebidas por todos os professores do 1º ano. O importante é que haja uma interação entre os professores e os pais desses alunos, portanto, a escola deve estar toda preparada para recebê-los.
Os pais ou responsáveis devem ser orientados a acompanhar os filhos até a entrada da sala de aula, onde o professor irá recebê-los. Em seguida, os pais devem ser encaminhados ao pátio da escola, para que, junto com os gestores, participem de uma apresentação da proposta de ensino, da rotina dos primeiros dias, do respeito às especificidades da faixa etária, do que as crianças irão aprender durante o ano (expectativas de aprendizagem), de como os pais podem ajudar nas tarefas dos filhos, bem como o desenvolvimento das atividades no decorrer do ano letivo.
Em sala de aula o professor organizará a turma para uma roda de conversa."




Avaliação diagnóstica inicial

A avaliação diagnóstica inicial constitui-se em instrumento imprescindível ao planejamento pedagógico, pois oferece condições para que os docentes conheçam o perfil de seus alunos e reflitam sobre seus saberes e não saberes, direcionando seu trabalho em sala de aula. Contudo, para que esta avaliação cumpra seus objetivos, é fundamental que seja realizada de forma criteriosa. Assim, no início do ano letivo, os diferentes atores envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem, professores coordenadores das Unidades Escolares e professores, precisam incluir nos espaços de formação e de trocas de experiências, em especial nas ATPC, momentos significativos de discussão sobre como avaliar a aquisição do sistema de escrita e a competência leitora e escritora de seus alunos, bem como os conhecimentos matemáticos.
Para subsidiar este trabalho, é indispensável que tenham como base as expectativas de aprendizagem esperadas para cada ano ou série, de acordo com os documentos que regem o Ensino Fundamental dos Anos Iniciais da Rede Estadual de Ensino.
Nessa perspectiva, deve-se fazer uma avaliação diagnóstica dos alunos no que concerne à aquisição do sistema de escrita e da produção textual, pois convém que o educador examine o que os alunos já sabem, registrando suas observações, para poder planejar as primeiras intervenções.
Para tanto, é desejável que o professor leia e desenvolva as atividades diagnósticas sugeridas no documento sobre o assunto, disponível no link: http://lereescrever.fde.sp.gov.br/SysPublic/Home.aspx, no item “materiais para download” (Acessado em 21/01/2013). Neste mesmo link, em relação aos conhecimentos matemáticos, há indicações de como proceder para a realização de um diagnóstico, e também contém sugestões de atividades que poderão ser utilizadas nos primeiros dias letivos de 2013.




 Orientações para o planejamento de atividades para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Paralelamente à realização dos diagnósticos, o professor poderá desenvolver diferentes situações didáticas. Para tanto, sugere-se, neste documento, algumas atividades. Em Língua Portuguesa, inicialmente, práticas de linguagem oral, linguagem escrita, leitura e produção de textos, além de análise e reflexão sobre a língua. Em seguida, há indicações dos documentos contendo sugestões de atividades matemáticas, de Arte e de Educação Física.
Orientações para o planejamento de atividades específicas para os alunos do

1º ano

 Roda de Conversa

Essa atividade permite aos alunos participarem de momentos de intercâmbio, ocasião em que ouvem os colegas, formulam perguntas e emitem opiniões sobre o tema discutido. Em situações como esta, em que as crianças são convidadas a relatar suas vivências, suas opiniões acerca de determinado tema ou assunto, suas impressões etc., elas são inseridas na linguagem oral, partilhando coletivamente os seus significados e apropriando-se dos significados do outro. Por meio da linguagem e da interação, as crianças podem ter acesso a outras realidades. Cabe ao professor estimular seus alunos a esse intercâmbio, considerando que a “conversa” deva ser vista como um conteúdo a ser trabalhado em sala.
Na roda de conversa, o professor, em primeiro lugar, deve contextualizar o motivo da atividade, visto que este seja o primeiro contato que ocorrerá na condição de alunos e professor. Cabe ao professor apresentar-se, pois isso servirá de modelo para que as crianças, posteriormente, sejam convidadas a falar de suas vidas como, por exemplo: Quem é? O que gosta de fazer quando não está na escola? Frequentou a pré-escola? Quais são os pratos ou comidas preferidas? De que brincadeiras gostam? Estas e outras perguntas afins podem fazer parte desta roda de conversa.

 Turismo pela escola

É uma atividade que tem por finalidade apresentar os vários ambientes da escola, favorecendo o conhecimento de todos os espaços, sua utilização, bem como a apresentação dos funcionários e suas respectivas funções. Esse é um ótimo momento para integrar os alunos que estão frequentando pela primeira vez a escola.
O importante, nesta atividade, é que o professor explore os espaços que os alunos começarão a frequentar. Entretanto alguns desses espaços devem ser sondados mais atentamente, como, por exemplo, o espaço de leitura da escola, que precisa ser apresentado como um local nobre que os alunos poderão utilizar sempre que necessitarem. Além disso, é importante reiterar que algumas aulas poderão ser ministradas nesse espaço.

 Brincadeiras

As situações de brincadeira favorecem a interação, o movimento e autonomia entre as crianças. Quando participam de brincadeiras as crianças externam seus sentimentos e aprendem a se conhecer, em especial, quando interagem com os adultos e demais crianças. O contato com as regras da brincadeira permite que as crianças se apropriem de atitudes próprias do convívio coletivo.

Cabra-Cega


Cantos de Atividades Diversificadas

Os momentos destinados aos cantos de atividades diversificadas devem ser permanentes na rotina, pois se trata de situação em que o professor propõe a seus alunos diversos espaços de brincadeira, dentro ou fora da sala de aula, nos quais os alunos são convidados a explorá-los.
Os cantos são baseados em três princípios de aprendizagem — a interação, a autonomia e o movimento. Esses três princípios devem ser motivo de constante reflexão dos professores no momento do planejamento das atividades a serem ali realizadas e devem possibilitar:

Modo de jogar:
Um pegador tem seus olhos vendados por um lenço ou similar; depois de girar o corpo em torno de si mesmo algumas vezes, tenta pegar os demais, utilizando os sentidos do tato e da audição. Aos demais, cabe apenas tentar fugir e confundir o pegador, sendo proibido, no entanto, tocá-lo. Quando alguém é pego, tem seus olhos vendados e assume o papel de pegador. O interessante da atividade é a utilização de sentidos que normalmente são menos usados no cotidiano.
Nunca Três

Modo de jogar:
Os jogadores se distribuem aleatoriamente pelo espaço determinado para o jogo, organizados em duplas de braços dados. São designados um pegador e um fugitivo. Quando o fugitivo se cansa, procura o “pique” em alguma das duplas espalhadas pelo espaço e entrelaça os braços com um dos componentes da dupla. O componente da dupla do lado oposto se solta o mais rapidamente possível e passa a ser o fugitivo. A variação possível para essa atividade é inverter o papel desse componente, de fugitivo para pegador.




  • Situações de brincadeiras e jogos, nas quais se possam escolher parceiros, materiais, brinquedos etc.;
  • A participação em situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo e aquelas referentes ao uso dos materiais e do espaço;
  •  A valorização do diálogo para resolver os conflitos e, por último, a valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo.

Os cantos de atividades diversificadas e a interação

A interação entre as crianças permite que sejam aplicados conteúdos de natureza procedimental e atitudinal, dos quais as crianças se apropriam gradativamente. São esses os momentos em que aparecem as negociações, as discussões no grupo, as tomadas de decisões individuais e coletivas, o respeito pelas decisões, além dos papéis que as crianças assumem durante a brincadeira.

Os cantos e a autonomia

Com as atividades simbólicas realizadas nos cantos, os alunos poderão conquistar a autonomia paulatinamente, mesmo que, inicialmente, ela esteja restrita e limitada ao pequeno grupo e às pessoas mais próximas. Aos 6 anos, as crianças iniciam o processo pelo qual é possível julgar e decidir, levando em conta os atos imediatos presentes na brincadeira e optando por atitudes com base em intencionalidades presentes no jogo de representar papéis, uma vez que as regras foram criadas e obedecidas pelo próprio grupo.
A rotina (delimitação de espaço e tempo nas atividades) da classe compartilhada com os alunos reforça a autonomia, a estabilidade e a iniciativa, principalmente quando a eles é dada a oportunidade de argumentar, pensar, discutir, obter êxito em pequenos empreendimentos, fortalecer e legitimar as regras estabelecidas entre si. Cada criança tem seu tempo para desenvolver a autonomia, porém, cabe ao professor ajudar seus alunos nesse desenvolvimento.

Os cantos e o movimento

O movimento deve estar presente nessas atividades de cantos. É importante, também, que se promovam situações em que as crianças possam estar em contato com diferentes materiais, a fim de explorá-los, como por exemplo: canto do salão de cabeleireiro, canto do mercadinho, canto de arte, entre outros. O importante é que a sala seja organizada para essa finalidade, pois muitas vezes, o que se vê nas atividades de cantos são crianças trabalhando em grupos, sentadas em cadeiras e dispostas em suas mesas. Nota-se que o professor, nessas ocasiões, não realiza quase nenhuma mudança no layout da sala, deixando de promover, assim, o movimento e a criação de um espaço de investigação e construção de conhecimentos que envolvam diferentes aspectos da vida sociocultural dos alunos.
A imaginação presente nas brincadeiras de faz de conta permite aos alunos interagirem no mundo dos adultos ordenando-o à sua maneira. Caberá ao professor observar se todos os seus alunos (ou a grande maioria) já tiveram a experiência de trabalhar com os cantos de atividades diversificadas na Educação Infantil. Muitos professores receberão alunos que, em sua maioria, não frequentaram a Educação Infantil, sendo necessário que eles contextualizem em roda de conversa, a importância dos cantos e como a atividade será realizada. Nesse momento o professor verifica se há cooperação entre os participantes, respeito às regras, se existem desafios nas tomadas de decisões e solução dos impasses. Há ainda a possibilidade de planejamento de mesas com desafios de problemas que envolvam números, classificação de objetos, agrupamentos de diferentes naturezas, entre outras."


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
ORIENTAÇÕES 2013


Sucesso a todos e a todas
Olinda

OBS.:
Veja este vídeo sobre Letramento e Alfabetização

http://youtu.be/Gb_HDtzgmGo

Bjs
Olinda

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Bjs
Olinda