sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

LIÇÃO DE CASA


s passos recomendados por muitos educadores com vasta experiência:
1.      Tenha um lugar próprio em casa para que ele (a) faça as lições sempre ali.  Andar pela casa com o caderno ou fazer a lição cada dia num lugar diferente não funciona, só dispersa.

2.      Escolha um horário para as lições. Esse momento deve ser respeitado para que o estudante entre no ritmo e torne as lições parte de sua rotina.


3.      Organize os materiais em um lugar especial. Seu filho (a) sentirá que a lição de casa tem valor.

4.      Inicialmente, sente-se junto, supervisione, acompanhe. Mesmo que você estiver fazendo outras coisas, dê uma olhada de vez em quando.


5.      Cheque a quantidade de tarefas. Lição demais cansa e quando é pouca desmotiva. Converse com o professor (a).  Ele (a) saberá como adequar às lições de acordo com a série, idade, ritmo e necessidade.

6.      Desligue a televisão. Lição e TV não combinam. A atenção fica dividida e o aproveitamento é inferior.

7.      Se você não puder supervisionar pessoalmente seu filho na hora das lições de casa, oriente a pessoa responsável para seguir as devidas regras a fim de que esse 'fazer' (o seguimento desses simples, porém importantes passos) integre a rotina de seu filho, fazendo-o adquirir o hábito do estudo.”
Atenciosamente,
____________________________
Olinda A. Antunes Okada
Coordenação Pedagógica

Um comentário:

  1. Orientações quanto à realização das tarefas escolares são sempre muito válidas, pois, em geral, os pais ou responsáveis não estabelecem regras, horários, comprometendo a formação de hábitos saudáveis e necessários de estudo em casa além das atividades na escola.

    ResponderExcluir

Vou ler com carinho o seu comentário.
Bjs
Olinda