terça-feira, 8 de novembro de 2011

SARESP (vem aí o Saresp...)

O grande dia se aproxima e, na escola, não se fala em outra coisa. 
A maioria dos professores se preocupa com o desempenho a ser apresentado pelos alunos e sobre o que fazer para que os alunos se saiam bem.

Refletindo sobre o SARESP:


As políticas públicas têm se empenhado em proporcionar um ensino público de qualidade capaz de atender os interesses de toda a sociedade e, no plano internacional, conquistar as assistências concedidas pelo Banco Mundial em matéria de educação, destinadas aos países em desenvolvimento.
O  SARESP foi implantado com o objetivo de buscar alternativas, visando à qualidade  do ensino e aprendizagem, para a implementação de propostas de melhorias, de mudanças necessárias com bases em dados reais para fundamentar o (re)direcionamento das políticas educacionais . Neste caso, a avaliação é uma necessidade, pois é uma condição para o estabelecimento destas políticas voltadas e desenvolvimentos de ações como requisitos para o financiamento do Banco Mundial destinado aos países subdesenvolvidos e com altos índices de analfabetismo, evasão e repetência.
  O SARESP caracteriza-se por uma importante inovação promovida pelo governo, apesar de ser padronizado e de intenção voltada para o vislumbramento do todo/coletivo e não individualizado, contempla os objetivos avaliativos e diagnósticos, devido ao planejamento e organização semelhante às do Saeb,  que serviu como instrumento para:
· Melhorar a gestão educacional, evidenciando os pontos críticos do ensino;
· Planejar com base nos resultados, fazendo os devidos reajustes;
· Refletir sobre o trabalho desenvolvido, analisar  e buscar a superação dos problemas detectados;
· Construir o PPP e buscar fortalecer e envolver o coletivo na construção do projeto.
  O Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - SARESP, é responsável pela avaliação do sistema de ensino paulista pela averiguação do rendimento escolar dos alunos de diferentes séries, períodos, identificando os fatores que interferem.
 De acordo com os resultados detectados, dos avanços (ou não) alcançados de acordo com a escala de proficiência, possibilita um claro planejamento melhor direcionado, com base no fato de que o caminho a ser percorrido em busca dos resultados são iluminados pelos conhecimentos acerca do ponto de chegada, fornecidos pela avaliação em questão.
 Evidentemente, essa Avaliação constituiu o principal referencial para as diversas e necessárias tomadas de decisões, tanto com relação à superação de entraves nos avanços na aprendizagem dos alunos, quanto na superação dos entraves no ensino, causados por entraves, também identificados através da Avaliação SARESP, como a falta de fortalecimento das competências pedagógica dos professores.
 O SARESP, evidentemente, forneceu elementos fundamentais para a implementação da Nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo, a partir dos dados proporcionados e pelas possibilidades de efetivas análises e reflexões com bases em resultados confiáveis.
     A queda da qualidade da educação não é novidade para ninguém e muitas são as causas, sendo as mais evidenciadas, a falta de valorização dos professores em termos salariais e profissionalizantes,  em termos de investimentos centrados na formação com vistas nas necessidades de superar a 'visão superada' de avaliação, cuja concepção não condiz com os avanços dos tempos modernos, à qual se atribui uma grande parcela da responsabilidade pelos altos índices de reprovação e, consequentemente, de evasão, que caracteriza o fracasso do ensino e aprendizagem, bem como a queda da qualidade. 
    Portanto, a Nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo, atual Currículo, veio em tempo oportuno, de acordo com as explicitações de necessidades de mudanças em prol da qualidade da aprendizagem, do ensino e continuidade/permanência dos alunos na escola como prioridade sobre a quantidade - o que condiz com a democratização do acesso e permanência dos alunos na escola.
   Mediante os entraves e defasagens detectados a partir das mencionadas avaliações externas, a Proposta Curricular da Seesp oportuniza-nos expectativas positivas, por estar assentada em dois eixos temáticos: 1- Uma educação à altura dos desafios contemporâneos e, 2- Princípios para um currículo comprometido com o seu tempo.


   Escrito por Olinda, com muito carinho e dedicação :-) (risos)

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Bjs
Olinda