sexta-feira, 3 de junho de 2011

AVALIAÇÃO FORMATIVA


Avaliação Formativa

Através de muitas falas percebemos que ainda não nos libertamos, completamente, das idéias despreocupadas com a democratização da aprendizagem.
A avaliação formativa é a que, em seu percurso, não se desvirtua de seu papel fundamental, que consiste em promover a aprendizagem, formar cidadão crítico e consciente.
Seria ótimo se pudéssemos afirmar que através das falas dos professores, em geral, detectamos  concepções  de avaliação formativa em conformidade com os objetivos norteadores do processo educacional, de forma contínua em todo o processo, baseada numa visão ampla de avaliação, diagnóstica, qualitativa e cumulativa que auxilie o professor em sua ação-reflexão.
Mas, certo é que a Formação Continuada faz-se necessária; pois ainda presenciamos idéias muito reducionistas: Por exemplo, confundindo a parte com o todo; ou seja: o instrumento de avaliação com a avaliação, além de desvirtuarem-se, muitas vezes, dos reais objetivos da mesma, utilizando-a para classificar, selecionar ou mensurar.
Não raramente ouvimos alguns professores lamentarem o fato de não poderem utilizar a avaliação como instrumento de controle para exercer sua autoridade, principalmente ao analisarem a Progressão Continuada.

Um grande abraço a todos(as)
Olinda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ler com carinho o seu comentário.
Bjs
Olinda