sexta-feira, 20 de maio de 2011

INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO


Interdisciplinaridade na Educação
As demandas contemporâneas requerem mudanças de postura dos professores, utilização de metodologias construtivistas(ou de forma  menos tradicionais e não centradas apenas no senso comum), mais atualizadas, com promoção de ensino contextualizado, atividades inovadoras e diversificadas, adequação curricular, melhor organização dos saberes. Mas sabemos que as ações citadas não eximem os familiares de seus compromissos. LDB-LEIS DE DIRETRIZES E BASES da Educação Nacional - “O artigo 2º coloca a educação como dever do Estado e da família.” As mudanças no âmbito escolar são evidenciadas, mas o comodismo dos familiares nem sempre o são. É possível notar em todas as mudanças significativas  que têm ocorrido ao logo dos tempos, que sempre houve indignação de todas as partes envolvidas nas causas em questão, o que não ocorre com relação à educação. Os familiares em geral, delegam toda a responsabilidade do sucesso ou progresso à escola e demonstram sentirem-se confortáveis na posição passiva de vítima do processo.
Para que haja mudanças significativas, é necessário, em primeiro lugar, com urgência, maiores investimentos em Formação Continuada, de forma que abranja a todos os professores, além da necessidade de mudanças na graduação, buscando uma aproximação entre teoria e prática para que ao ingressarem em suas carreiras os professores estejam cientes da necessidade de continuarem aprendendo.
Recorrer à interdisciplinaridade, contextualização e transversalização de temas significativos, voltados para o cotidiano dos alunos, visando a atender às necessidades atuais, são meios de garantir a inserção do aluno no mundo moderno.
Porém, muito se fala em Transposição Didática, Interdisciplinaridade, Contextualização e sobre importância de se trabalhar Temas Transversais, conforme esclarecimentos supramensionados,  como evidente saída para o dilema educacional em questão, mas muitas vezes esses conceitos residem apenas nos discursos, muito além da aplicação dos mesmos nas práticas docentes. Não raramente, vemos explicitado nos discursos, o tema ‘contextualização’ sem sequer ter a preocupação de verificar ou identificar a que se contextualiza, como se esse recurso se justificasse  por si só.
Vale ressaltar que o sucesso na mediação de uma aprendizagem significativa é, sem dúvida alguma, o reflexo da epistemologia do professor.
Diante de toda a problemática existente no campo do ensino e aprendizagem resta-nos concentrar esforços no sentido de promover mudanças positivas através de capacitações (formação), não nos esquecendo das palavras-chave: Transposição Didática, interdisciplinaridade e contextualização.
Sendo assim, resta-nos acreditar e investir sistematicamente na Formação Continuada, efetuando algumas mudanças na distribuição da carga horária de trabalho dos docentes, prevendo-se um tempo maior, destinado a formação.
Olinda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ler com carinho o seu comentário.
Bjs
Olinda