domingo, 9 de junho de 2013

DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA - Na escola
Os cantos e a autonomia

        Com as atividades simbólicas realizadas nos cantos, os alunos poderão conquistar a autonomia paulatinamente, mesmo que, inicialmente, ela esteja restrita e limitada ao pequeno grupo e às pessoas mais próximas. Aos seis anos, as crianças iniciam o processo pelo qual é possível julgar e decidir, levando em conta os atos imediatos presentes na brincadeira e optando por atitudes com base em intencionalidades presentes no jogo de representar papéis, uma vez que as regras foram criadas e obedecidas pelo próprio grupo.

               A rotina (delimitação de espaço e tempo nas atividades) da classe compartilhada com os alunos reforça a autonomia, a estabilidade e a iniciativa, principalmente quando a eles é dada a oportunidade de argumentar, pensar, discutir, obter êxito em pequenos empreendimentos, fortalecer e legitimar as regras estabelecidas entre si. Cada criança tem seu tempo para desenvolver a autonomia, porém, cabe ao professor ajudar seus alunos nesse desenvolvimento.


DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA - em casa.
Nas Lições de Casa

        Os pais/responsáveis ou quem for responsabilizado para supervisionar, têm o compromisso de, conforme citado, apenas supervisionar, para que seja garantido o espaço e a realização das atividades. 
          
          Ao aluno cabe a realização das atividades, adaptando-se à rotina definida. 

             A avaliação fica por conta do professor (a), por ser o profissional habilitado para tal função. Pois até mesmo as incompletudes, os eventuais erros, são importantes para o professor, em suas intervenções na realização do diagnóstico e adequação de metodologias.




Sucesso!
        

Olinda

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Bjs
Olinda