sábado, 18 de agosto de 2012

Hipertexto



HIPERTEXO – O termo foi criado por Theodore Nelson nos anos 60, seu objetivo consiste em auxiliar os usuários, por meio, principalmente, de softwaree hipertextuais, graças à evidente evolução, no campo da informática – apesar do hipertexto não se restringir apenas a este campo - que tem beneficiado oportunizando e aperfeiçoando cada vez mais a interatividade.

A forma não linear, não retórica e não hierárquicas das narrativas, por exemplo, são características do hipertexto. Ao navegarmos, nos deparamos com uma infinidade de informações e possibilidades de filtrações, ao mesmo tempo, de forma que podemos nos direcionar de acordo com os nossos objetivos traçados, apesar da gama de informações aleatória com que nos deparamos, pois ao mesmo tempo em que enfrentamos múltiplas informações, também somos beneficiados com a possibilidade de seleção tão necessária, pois necessitamos de apelarmos para a objetividade, cuidando para que não nos desvirtuemos dos assuntos previamente planejados, principalmente, devido aos  aspectos convidativos, também característicos do hipertexto.

Ao lidarmos com a modalidade de hipertexto, somos impulsionados a avançarmos no campo emocional, através da exploração da habilidade de seleção.
Creio que isso favorece o desempenho intelectual dos educandos, principalmente nas fases iniciais e básicas da alfabetização.(Também)

Abraços
Olinda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ler com carinho o seu comentário.
Bjs
Olinda