sexta-feira, 5 de agosto de 2011

AVALIAÇÃO

Reflexão sobre a Avaliação, na escolarização
Ao refletir sobre esse assunto, não há como ignorar, após a análise de estudos e pesquisas existentes, o fato de que as concepções pedagógicas e os significados assumidos pela avaliação se encontram estritamente relacionados.
Para que seja possível compreender melhor os significados que a avaliação assume no processo de escolarização, teremos que compreender as transformações que ocorreram nos períodos marcantes e significativos.
Podemos relacionar esses períodos, as concepções pedagógicas e correntes psicológicas em quatro categoria de análises:
Pedagogia tradicional, da qual decorre a concepção de que exame e avaliação são sinônimos. A preocupação estava voltada para a utilização de exames escolares e provas como prática de avaliação, a partir do século XVI;
Pedagogia tecnicista: a qual se caracteriza pela concepção de avaliação como medida.Porém a avaliação como medida teve sua origem no século XX, consistindo-se em mensurar e quantificar os resultados, dentro de uma visão empírica, totalmente positivista.
Avaliação classificatória e reguladora do desempenho do aluno. Avaliação neste terceiro momento é concebida como um instrumento para classificar e regular a aprendizagem dos alunos. Esta é uma das concepções mais tradicionais sobre a avaliação na escola: classificar o desempenho dos alunos através da avaliação.
Concepção qualitativa de avaliação: Esta surge em reação às concepções tecnicistas, classificatórias, selecionadoras e à cultura de exames e provas, após se chegarem a conclusões de que esses instrumentos não dariam conta de realizar uma verdadeira e significante avaliação em prol dos objetivos pretendidos. A avaliação qualitativa visa ultrapassar a quantitativa sem dispensar esta, considerando os processos mais relevantes que os produtos, centralizando a compreensão dos processos nos sujeitos e nas aprendizagens.
Porém, apesar de importante, o caráter da concepção qualitativa não é suficiente para ocasionar uma quebra de paradigma; pois mesmo diante de tantas mudanças, ainda nos deparamos com todas as citadas concepções convivendo, em voga no âmbito escolar, sem qualquer conflito contraditório com o atual contexto educacional.
No atual contexto, para definir os significados que a avaliação assume para os diversos atores envolvidos no processo de escolarização, vale refletir conforme Esteban (2001) assinala:
(...)Muitas vezes observamos, tanto nas salas de aula quanto nas propostas que chegam à escola, a manutenção da prática de avaliação fundamentada na lógica classificatória e excludente, ainda que a prática adquira uma aparência inovadora e que o conceito de avaliação escolar associado à quantificação do rendimento do(a) aluno(a) seja objeto de inúmeras e profundas críticas.
REFLEXÃO ELABORADA E ESCRITA POR OLINDA, COM MUITO CARINHO E DEDICAÇÃO.

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Bjs
Olinda