domingo, 26 de junho de 2011

Projeto: Educação Inclusiva Já


TÍTULO DO PROJETO
Educação Inclusiva já
INTRODUÇÃO
Apesar de haver tantos apelos e muito incentivo acerca da importância da inclusão escolar, com a contribuição de excelentes autores e proficionais altamente capacitados, evidentemente, ainda falta muito para que seja, efetivamente, concretizado trabalhos  educacionais a contento, devido à falta de suporte em termos de Escola, Diretoria e Rede.
 Falta, além da capacitação de professores; pois não há inclusão sem o apoio destes,  participação e comprometimento dos pais e apoio e suporte, tanto para o atendimento aos casos de deficiências mais severas, transtornos psíquicos acentuados, quanto para os casos, não raros, de dificuldades ou defasagem de aprendizagem. Quando alguns pais são encaminhados e conseguem ser atendidos por algumas universidades, nunca há o devido acompanhamento do profissional que atende e nem retorno à unidade escolar que encaminha, pois o atendimento, quando se encontra, é feito por estagiários, cuja finalidade da atuação não condiz com a necessidade do aluno, escola e família.
 Não há adaptação necessária, disponibilização de atendimento clínico, suporte pedagógico e psicopedagógico especializado e nem há, em muitas diretorias, pólos de atendimento para encaminhamentos dos alunos, em determinados períodos diversos, para dar respaldo, contribuindo como suporte, contemplando pais e alunos, auxiliando-os na inclusão.
Porém, a supracitada carência de apoio dos órgãos superiores, causa o grande entrave no prosseguimento e desenvolvimento de todo o processo de inclusão escolar.
OBJETIVO GERAL:
Inclusão e permanência de alunos com transtornos psíquicos, dificuldades e defasagens de aprendizagem, na escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Equipe pedagógica capacitada, comprometida e com os conhecimentos necessários para lidar com esse público alvo.
·         Apoio da Oficina Pedagógica, através de profissional técnico especializado;
·         Apoio da Diretoria de Ensino, acionando  as instâncias superiores eos devidos mecanismos em prol de uma educação inclusiva com qualidade nas unidades escolares, criação de pólos de atendimento, adaptações e provimento de equipes especialistas, para que haja, realmente, atendimento e orientações gerais que impulsionem e propicie a inclusão escolar.
·         Disponibilização de profissionais especialistas na unidade escolar;
·         Orientações a pais, professores e alunos sobre inclusão.

ESTRATÉGIAS:
·         Encaminhamento de ofícios à D.E, solicitando o apoio necessário para a implantação do Projeto Inclusão escolar já.
·         Convocação das famílias para reuniões periódicas de estudos e orientações sobre o tema;
·         Orientações a professores, através de leituras, sensibilizações e dinânmicas;
·         Envio de correspondências dando ciência e mobilizando a participação da comunidade sobre o projeto Educação Inclusiva Já, na escola;
·         Realização de pesquisas importantes sobre o tema, para serem exploradas em HTPC;
·         Reunião com funcionários para orientações gerais e esclarecimentos sobre a implantação do projeto Educação Inclusiva Já;
·         Palestras e orientações dos professores a todas as turmas de estudantes, com objetivo de sensibilizá-los e engajá-los no projeto.

AVALIAÇÃO:
A avaliação se dará através de acompanhamento do processo de integração e atendimento direcionado às famílias e alunos, bem como acompanhamento do progresso dos professores, gestores e funcionários na interação e aprimoramento dos conhecimentos sobre inclusão, cujo resultado venha a contemplar o aluno.

Elaborado por Olinda A Antunes Okada 

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Bjs
Olinda