domingo, 27 de março de 2011

Projeto Combate à Indisciplina



PROJETO
Combate à Indisciplina

SUB  TEMA
Campanha da Paz e à Não Violência

JUSTIFICATIVA
                    Todos os dias ouvimos, por toda parte, rumores acerca de violência. Vemos também a sua expansão através do sensacionalismo e até mesmo grupos favorecidos em detrimento dos desfavorecidos. Vemos os valores se perdendo e o tema ‘violência’ virando assunto de distração e curiosidade. Mas, a pior parte é perceber que nossos alunos têm de conviver nesse triste contexto, vindo a perder a sensibilidade, encarando tal fato com naturalidade.
                    De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação é dever da família e do estado. Portanto  família e estado devem caminhar juntos e com objetivo comum.
                    É  de suma importância que a equipe escolar tenha conhecimento da legislação vigente, para poder esclarecer, exercitar e fazer valer. É necessário distinguir, no âmbito escolar, o que é indisciplina e o que é infração para que cada qual seja tratada com as devidas providências.

PÚBLICO ALVO
Alunos do Ensino Médio e Fundamental


EQUIPE ENVOLVIDA
Professores, Direção, Coordenação, funcionários de todos os segmentos, pais de alunos e autoridades competentes.

DURAÇÃO DO PROJETO
De: .../.../...   a .../..../ 2010.

OBJETIVO


                    Promover a  Cultura da Paz, resgatar valores importantes em busca de uma convivência agradável e harmoniosa, conscientizando os educandos  acerca dos deveres e dos direitos, da importância de aprender a reivindicar providências em vez de revidá-las,
                    Enfatizar a importância do esclarecimento, para que possam exercer sua cidadania, fazendo valer esses direitos ( ninguém pode correr atrás, fazer valer aquilo que não se
conhece), portanto, está aí necessidade de buscar o  conhecimento dos direitos e dos deveres, de se adotar atitudes positivas imprescindíveis para que aja uma convivência harmoniosa, onde todos possam ouvir e serem ouvidos,  que possam  administrar conflitos e explicitar divergências.
                    O aluno deverá ter consciência de que a perturbação do  ambiente  causado pela indisciplina é uma atitude de violência, desrespeito e descaso para com o aprendizado próprio, dos demais alunos e para com o trabalho dos professores. É uma atitude egoísta pois, por causa de sua atitude negativa muitos serão privados de um bom aproveitamento, avanços e impedidos de desenvolver atividades num clima de solidariedade, compartilhando e interagindo produtivamente, sem interrupção.
                    Tanto quanto a indisciplina o vandalismo,  que consiste em destruir um bem que é de todos, é uma atitude egoísta, visto que, por causa da atitude do  vândalo todos os demais, injustamente, perecerão por não poderem fazer uso do que lhe é de direito, porém, o vandalismo não é classificado como indisciplina, mas como infração. Enquanto a indisciplina pode ser tratada com medidas adotadas pela equipe escolar responsável, a infração deverá ser tratadas              através boletins de ocorrência policiais, como instrumentos legais,  para que ao infrator sejam tomadas as devidas providências.
                          Os aluno deverá ser estimulado a adotar  atitudes positivas, que contribua para um ambiente escolar  agradável, sem transtornos e empecilhos  na aprendizagem e no desenvolvimento intelectual digno.
                    Dentre as atitudes positivas a serem adotadas estão:
·          Tolerância
·          Respeito ao próximo
·           Solidariedade
·          Obediência às regras de boa convivência,
·          Civilidade
·          Cordialidade
·          Noção acerca de bem comum
·         Preservação do patrimônio público
·          Obediência às leis estabelecidas em prol de um ambiente melhor para todos. Vale atentar para:
a.       Lei .............,  que proíbe o uso de aparelhos de celular;
b.       Lei .............,  que proíbe fumar nas dependências da escola,
c.       Lei .............. que pune com multa de           e detenção nos casos de desacato a funcionário público.
d.       Para as demais infrações, no caso de alunos maiores de idade, após ser lavrado Boletim de ocorrência policial, conforme mencionado anteriormente.



CONTEUDO


 ESTRATÉGIAS

PROCEDIMENTOS UNIFICADOS DA EQUIPE














OlindA

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Bjs
Olinda