PROJETO
Combate à Indisciplina
SUB TEMA
Campanha da Paz e à Não Violência
JUSTIFICATIVA
Todos os dias ouvimos, por toda parte, rumores acerca de violência. Vemos também a sua expansão através do sensacionalismo e até mesmo grupos favorecidos em detrimento dos desfavorecidos. Vemos os valores se perdendo e o tema ‘violência’ virando assunto de distração e curiosidade. Mas, a pior parte é perceber que nossos alunos têm de conviver nesse triste contexto, vindo a perder a sensibilidade, encarando tal fato com naturalidade.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação é dever da família e do estado. Portanto família e estado devem caminhar juntos e com objetivo comum.
É de suma importância que a equipe escolar tenha conhecimento da legislação vigente, para poder esclarecer, exercitar e fazer valer. É necessário distinguir, no âmbito escolar, o que é indisciplina e o que é infração para que cada qual seja tratada com as devidas providências.
PÚBLICO ALVO
Alunos do Ensino Médio e Fundamental
EQUIPE ENVOLVIDA
Professores, Direção, Coordenação, funcionários de todos os segmentos, pais de alunos e autoridades competentes.
DURAÇÃO DO PROJETO
De: .../.../... a .../..../ 2010.
Promover a Cultura da Paz, resgatar valores importantes em busca de uma convivência agradável e harmoniosa, conscientizando os educandos acerca dos deveres e dos direitos, da importância de aprender a reivindicar providências em vez de revidá-las,
Enfatizar a importância do esclarecimento, para que possam exercer sua cidadania, fazendo valer esses direitos ( ninguém pode correr atrás, fazer valer aquilo que não se
conhece), portanto, está aí necessidade de buscar o conhecimento dos direitos e dos deveres, de se adotar atitudes positivas imprescindíveis para que aja uma convivência harmoniosa, onde todos possam ouvir e serem ouvidos, que possam administrar conflitos e explicitar divergências.
O aluno deverá ter consciência de que a perturbação do ambiente causado pela indisciplina é uma atitude de violência, desrespeito e descaso para com o aprendizado próprio, dos demais alunos e para com o trabalho dos professores. É uma atitude egoísta pois, por causa de sua atitude negativa muitos serão privados de um bom aproveitamento, avanços e impedidos de desenvolver atividades num clima de solidariedade, compartilhando e interagindo produtivamente, sem interrupção.
Tanto quanto a indisciplina o vandalismo, que consiste em destruir um bem que é de todos, é uma atitude egoísta, visto que, por causa da atitude do vândalo todos os demais, injustamente, perecerão por não poderem fazer uso do que lhe é de direito, porém, o vandalismo não é classificado como indisciplina, mas como infração. Enquanto a indisciplina pode ser tratada com medidas adotadas pela equipe escolar responsável, a infração deverá ser tratadas através boletins de ocorrência policiais, como instrumentos legais, para que ao infrator sejam tomadas as devidas providências.
Os aluno deverá ser estimulado a adotar atitudes positivas, que contribua para um ambiente escolar agradável, sem transtornos e empecilhos na aprendizagem e no desenvolvimento intelectual digno.
Dentre as atitudes positivas a serem adotadas estão:
· Tolerância· Respeito ao próximo
· Solidariedade
· Obediência às regras de boa convivência,
· Civilidade
· Cordialidade
· Noção acerca de bem comum
· Preservação do patrimônio público
· Obediência às leis estabelecidas em prol de um ambiente melhor para todos. Vale atentar para:
a. Lei ............., que proíbe o uso de aparelhos de celular;
b. Lei ............., que proíbe fumar nas dependências da escola,
c. Lei .............. que pune com multa de e detenção nos casos de desacato a funcionário público.
d. Para as demais infrações, no caso de alunos maiores de idade, após ser lavrado Boletim de ocorrência policial, conforme mencionado anteriormente.
CONTEUDO
ESTRATÉGIAS
PROCEDIMENTOS UNIFICADOS DA EQUIPE
OlindA
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Bjs
Olinda