sábado, 19 de março de 2011

Projeto - A importância da parceria entre escola e família para o sucesso da aprendizagem dos alunos.




Tema: A importância da parceria entre escola                e família para o sucesso da aprendizagem.

Problema: A família transfere à escola sua responsabilidade e, devido a este fato, não há compromisso, incentivo, continuidade do aprendizado.

Hipótese: O cumprimento do papel próprio da família é preponderante para o avanço na aprendizagem, pois o aluno será incentivado, estimulado. O acompanhamento, estabelecimento de regras tais como horário determinado para lições de casa, momentos de leitura, execução de trabalhos e compromisso para com a freqüência e aproveitamento.

Introdução/Justificativa:
Uma das mais polêmicas problemáticas reconhecidamente discutidas por todos os educadores é, sem sombra de dúvida, a  transferência de responsabilidades próprias da família para a escola.
Dentre os principais prejuízos estão a falta de convivência e participação da família na vida dos filhos, a falta de incentivo, de valorização da aprendizagem, consciência sobre a importância do avanço, da conquista de autonomia, que são de grande importância para o desenvolvimento humano. 

STADINIK (jun/2005, p.16) afirma que  “ a família moderna, dentro de todas as transformações históricas apresenta hoje uma das maiores problemáticas, a falta de tempo para conviver, interagir, dialogar, enfim, fazer-se presente junto aos seus (...). Assim, a educação acaba sendo um jogo de transferências de responsabilidade entre a família e a escola”.


CARVALHO, Maria Eulina - Rev. Bras. Educ. (25): 94-104, ND. 2004 Apr. Cita que “As relações família-escola tornaram-se foco recente da política educacional, que estabelece a participação dos pais na educação dos filhos como decisiva para a aprendizagem e o sucesso escolar. Tal participação ocorre, sobretudo, através do dever de casa, uma prática cultural pouco estudada e problematizada. Este texto explora a questão do dever de casa na história, pesquisa e política educacional recentes nos Estados Unidos e no Brasil” .

Refletindo sobre todos os entraves averiguados e discutidos coletivamente, nós educadores somos conscientes de que não devemos ignorar o fato de que seria pouco produtivo, sem garantia de sucesso pleno, investimentos em formação docente,  adequação de metodologias, ampliação de conhecimentos e reflexão sobre concepções de avaliação, como se a solução dependesse de atitudes unilaterais, pois é evidente que se a família não caminhar de mãos dadas com a escola, não haverá alcance do objejivo almejado: uma escolarização bem sucedida.

Objetivo: Melhorar  a aprendizagem através da participação/envolvimento com o aprendizado com qualidade.
Metodologia: Elaboração de questionários, entrevistas aos pais, aos professores, direção da escola e também ao aluno.
Elaboração de questionários próprios para cada segmento ( pais, alunos, professores, diretor). Os questionários  elaborados com as devidas perguntas serão distribuídos ao público determinado e as entrevistas serão realizadas no prazo de uma semana.
De posse da devolução dos questionários e das entrevistas realizadas, será efetuado um relatório contendo tabulação e análise dos resultados e conclusão.

Good luck

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ler com carinho o seu comentário.
Bjs
Olinda