sábado, 12 de março de 2011

REFLEXÃO SOBRE AS ESTRATÉGIAS E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS NA ATUALIDADE


REFLEXÃO SOBRE AS MUDANÇAS, ESTRATÉGIAS E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA ATUALIDADE

 Ao refletir sobre o ontem e o hoje, se é possível concluír que as diferenças relativas às estratégias e concepções pedagógicas, ainda são muito sutis, quase as  mesmas que se podia averiguar no passado tradicionalista,  variando apenas, e às vezes, entre um professor e outro, dependendo da visão ampla ou restrita de cada um. Pouca mudança, houve relativa à ampliação da visão acerca da avaliação, cuja resistência a  mudanças  de estratégias desta, tem sido demasiamente conflitante. Houve, desde a minha época de estudante até hoje, muitas políticas de mudanças, mas sobre estratégias e concepções pedagógicas, não se evidencia nenhuma 'revolução', apesar da necessidade gritante de adoção de posturas menos tradicionais e mais atuaçizadas, em consonância com o grande avanço tecnológico, e da informática, que provocou mudanças em todos os setores.
Com implantação da Nova Proposta Curricular, achei que o ensino e a aprendizagem ficaram bem mais semelhantes ao da época em que eu estudava no tocante à unificação dos conteúdos; pois quando, numa série se estudava um determinado conteúdo era possível, com certeza, comentar sobre o mesmo com colegas que moravam em outras localidades, e isso era interessante, tinha sentido.
Mas, a grande diferença, na atualidade, consiste na existência de recursos que outrora nem se sonhava. A   utilização dos recursos de informática na educação, o uso da Internet e software educacionais provocaram, efetivamente, uma revolução. Em um passado não distante,  não contávamos com tantas possibilidades e facilidades para a realização de pesquisas, por exemplo, ficávamos na dependência das explicações dos professores, do auxílio dos livros didáticos, das enciclopédias e etc.  quando hoje nos defrontamos a maior facilidade e velocidade em prol da aquisição de conhecimentos e possibilidades de avanço na aprendizagem e conquista da autonomia.
Sendo assim, a  grande diferença que realmente evidencio é a constante do relato no parágrafo anterior.

(Obs.: Acho que devo revisar este texto! Aguardem ...!!! 
;-) 

Um grande abraço todos

Olinda A. Antunes Okada

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Bjs
Olinda