DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA - Na escola
Os
cantos e a autonomia
Com as atividades simbólicas realizadas nos cantos, os
alunos poderão conquistar a autonomia paulatinamente, mesmo que, inicialmente,
ela esteja restrita e limitada ao pequeno grupo e às pessoas mais próximas. Aos
seis anos, as crianças iniciam o processo pelo qual é possível julgar e
decidir, levando em conta os atos imediatos presentes na brincadeira e optando
por atitudes com base em intencionalidades presentes no jogo de representar
papéis, uma vez que as regras foram criadas e obedecidas pelo próprio grupo.
A rotina (delimitação de espaço
e tempo nas atividades) da classe compartilhada com os alunos reforça a
autonomia, a estabilidade e a iniciativa, principalmente quando a eles é dada a
oportunidade de argumentar, pensar, discutir, obter êxito em pequenos
empreendimentos, fortalecer e legitimar as regras estabelecidas entre si. Cada
criança tem seu tempo para desenvolver a autonomia, porém, cabe ao professor
ajudar seus alunos nesse desenvolvimento.
DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA - em casa.
Nas
Lições de Casa
Os pais/responsáveis ou quem for responsabilizado para
supervisionar, têm o compromisso de, conforme citado, apenas supervisionar,
para que seja garantido o espaço e a realização das atividades.
Ao aluno cabe a realização das atividades,
adaptando-se à rotina definida.
A avaliação fica por conta do professor
(a), por ser o profissional habilitado para tal função. Pois até mesmo as
incompletudes, os eventuais erros, são importantes para o professor, em suas
intervenções na realização do diagnóstico e adequação de metodologias.
Sucesso!
Olinda
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Vou ler com carinho o seu comentário.
Bjs
Olinda