quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Projeto Apoio à Aprendizagem



                                              INTRODUÇÃO

O Projeto será desenvolvido na escola em turno inverso de acordo com atividades de recuperação baseado na Resolução SE Nº 68/2013  Institui o Projeto Apoio à Aprendizagem para atendimento às demandas pedagógicas dos anos finais do ensino fundamental e das séries do ensino médio na rede pública estadual, e dá providências correlata.  
Tendo em vistas a multiplicidade de dificuldades em aprendizagem apresentadas por parte dos alunos e a necessidade de promover o progresso em suas aprendizagens para que possam prosseguir seus estudos, será oportunizada a recuperação nas disciplinas de língua portuguesa, focando a interpretação e fluência textual, ortografia, pontuação, construção frasal. Em matemática o Projeto visa à aquisição do pleno domínio das quatro operações na Modalidade voltada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: envolvendo cálculos, resolução de situação problema, tratamento e informações, espaço, forma, grandeza e medida.    

           O principal objetivo consiste em sanar as defasagens, complementar e ampliar os conhecimentos dos alunos, trabalhando de forma lúdica e didática, utilizando estratégias adequadas e diversificadas, primando por um ensino de qualidade.
  
                                             DESENVOLVIMENTO

    De acordo com os critérios estabelecidos, será realizada uma sondagem diagnóstica a fim de identificar os pontos de partida de cada aluno, com objetivo de adequar as atividades que nortearão a avaliação dos avanços.    

As aulas poderão acontecer em espaços variados, não sendo necessariamente apenas a sala de aula, pois, sabe-se, o ser humano aprende com bastante eficiência, quando vivência in lócus as situações  de aprendizagem. Assim, faz-se necessária a utilização de uma metodologia diferenciada que venha proporcionar situações de uma aprendizagem significativa partindo das carências detectadas pelos docentes durante o período de sondagem diagnóstica e observações do professor titular do ano antecedente.  

O acompanhamento refere-se, sobretudo á realização de atividades em sala de aula e lições de casa. Para tanto, será esclarecido aos pais ou responsáveis, incentivando o envolvimento e comprometimento dos mesmos, em parceria com a escola em prol do melhor aproveitamento dos alunos.

     De acordo com a elaboração da listagem dos alunos encaminhados pelos professores regentes das classes, após a autorização da Supervisão responsável por este Projeto, será dado ciência aos pais ou responsáveis  para que os alunos frequentem as aulas de Apoio, quando enfim iniciaremos as atividades que acontecerão de segunda a sexta-feira em nossa escola, de acordo com a planilha anexa a este.

     Semanalmente os docentes e supervisora munidos de registros, farão relato das atividades que estarão sendo desenvolvidas, socializando a metodologia utilizada, troca de experiência e situações de aprendizagem que se fazem.

                            AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1.996, de forma contínua, diagnóstica e cumulativa, privilegiando o qualitativo sobre o Quanto às estratégias, estas também ocorrerão sistematicamente, com instrumentos diversificados, buscando identificar os avanços e também as necessidades de retomadas de conteúdos, bem como revisão de estratégias e diversificação de atividades diferenciadas e individualizadas.

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Bjs
Olinda